Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Massagem para melhorar a amamentação

Massagem para melhorar a amamentação
Comunidade Materna
jun. 1 - 2 min de leitura
000

As massagens diárias nos seios também são indicadas para deixar o mamilo mais saliente para facilitar a sucção de leite pelo bebê durante a amamentação.

O procedimento usual é o seguinte: segure o seio com a palma das mãos, uma mão de cada lado, e puxe as mãos para frente fazendo uma leve pressão, como se fosse uma ordenha. Repita umas 5 vezes, com delicadeza mas com energia! Depois, faça o mesmo segurando com uma mão em cima e outra em baixo do seio. Repita a operação no outro seio.

Você pode fazer isso uma ou duas vezes por dia, conforme a sua disposição. Este procedimento ajuda na futura descida do leite. É como se você estivesse "acordando" suas glândulas mamárias, ensinando a elas e aos condutores o caminho do leite.

As massagens também são muito indicadas, especialmente para as mulheres que têm bico invertido.

Leia também: Amamentação - Bico normal, plano, comprido ou invertido?

As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio ou girando um parafuso (para esquerda e para a direita).

Dica: Para entender melhor este procedimento, leia o livro "A Arte de Amamentar seu Filho" de Carlos Beccar Varela, editora Vozes. Nele você encontra preciosas informações sobre todo o processo de lactação e também ilustrações, técnicas excelentes de massagem para os seios e para os bicos invertidos. É um livro fininho, fácil e gostoso de ler.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você