Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Leite Materno: Quantos dias demora para descer?

Leite Materno: Quantos dias demora para descer?
Comunidade Materna
mai. 9 - 4 min de leitura
010

Você acabou de ter um bebê e provavelmente ficará surpresa ao descobrir que seu leite não desce imediatamente. Então, quantos dias demora para descer o leite materno?

Nos primeiros dias, os recém-nascidos querem dormir muito e podem sobreviver apenas com pequenas gotas de colostro. O colostro é o fluido amarelado que seus seios produzem depois que o bebê nascer.      

O colostro é denso em nutrientes e anticorpos, e os bebês precisam apenas de algumas colheres de chá (6 a 13 mililitros) por mamada até o início da produção de leite.

É ideal que a mãe amamente a cada duas horas, porque quanto mais o bebê mamar, mais rápido o colostro dará lugar ao leite.

A produção de leite demora cerca de 3 à 4 dias para entrar se for sua primeira gestação. Mas, se você teve um bebê antes, isso pode acontecer mais rapidamente.

Dicas para estimular a descida do leite:

1. Amamente o bebê com frequência:

Em primeiro lugar, é muito importante amamentar seu bebê cedo e com frequência. Isso porque a amamentação precoce, frequente e eficaz aumenta a atividade da prolactina na mama, o que garante um suprimento de leite abundante. Portanto, quanto mais você amamentar seu bebê nas primeiras 48 a 72 horas, melhor será o suprimento de leite.

2. Veja se a pega está correta para amamentar:

Certifique-se de que seu bebê esteja pegando em seu peito corretamente. Esse é o maior segredo para aumentar seu suprimento. Uma pega ruim é muitas vezes a principal razão pela qual o suprimento materno de leite materno não é tão abundante quanto pode ser.

Quando o bebê não consegue pegar direito a mama, ele não drena o leite do peito. Assim, o corpo não é estimulado a produzir mais leite.

3. Use o sutiã certo:

Vestir um sutiã que comprime seus seios ou que é muito apertado pode causar problemas com o fluxo de leite. O sutiã errado às vezes pode levar a dutos entupidos, que são desconfortáveis ​​e que também impedem o leite que está vindo.

4. Mantenha-se hidratada e bem nutrida com o leite materno:

Cuidar de um bebê pode dar muito trabalho, por isso é fácil ignorar suas próprias necessidades nutricionais.

Se você quer construir e manter um bom suprimento de leite, é crucial comer alimentos ricos em nutrientes e hidratar-se constantemente. Portanto, tente manter lanches saudáveis ​​e beber bastante água.

Além disso, encontre tempo para relaxar e focar em si mesma. Pode parecer quase impossível encontrar tempo, mas cuidando de si mesma, você também está cuidando do seu bebê!

5. Amamente de ambos os lados:

Faça com que seu bebê se alimente de ambos os seios em cada mamada. Deixe seu bebê se alimentar do primeiro seio até que ele diminua a velocidade ou pare de se alimentar, antes de oferecer o segundo seio.

A estimulação de ter os dois seios amamentados pode ajudar a aumentar a produção de leite. Além disso, o bombeamento de leite de ambas as mamas aumenta a produção de leite e resulta em um maior teor de gordura no leite.

6. Estimule seus seios:

A compressão da mama é uma técnica usada para ajudar o bebê a ingerir mais leite materno durante a amamentação. Mas você não precisa usar a compressão da mama se seu filho estiver se alimentando bem.

Você está no caminho certo!

A maioria das mães podem construir e manter um suprimento saudável de leite materno para seus bebês, e as chances são de que você também possa. Tente não deixar o medo e a insegurança minar sua confiança.

Siga estas dicas para aumentar o leite materno e você estará no caminho certo para estabelecer um suprimento de leite abundante.

Por fim, se você estiver com problemas ou precisar de algum conselho, não hesite em procurar o seu médico e o do bebê. Eles são capacitados para avaliar, corrigir e apoiar sua relação de amamentação com seu bebê.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você