Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Hora de Cortar as Unhas do Bebê

Hora de Cortar as Unhas do Bebê
Vanessa Motta
jun. 21 - 3 min de leitura
000

É preciso admitir: na hora de cortar as unhas do bebê, sempre bate aquela insegurança. Será que não vou machucar a criança? E se a tesoura escapar e eu acabar acertando um dedinho?

Alguns cuidados para cortar a unha do bebê

Aqui, principalmente, vale a expressão popular: muita calma nesta hora! Com um pouco de prática, logo descobrimos que não há mistérios para se cortar as unhas do bebê. Bastam carinho, atenção e pronto, em poucos minutos unhas cortadas!

As unhas possuem inúmeras funções, dentre elas proteger, arranhar, manipular determinados objetos e atuar na sensibilidade táctil. Destacada, a extremidade final da unha adquire coloração esbranquiçada pelo contato com o ar. A cutícula é a parte dorsal da unha e impede o acesso de microrganismos e fragmentos à matriz, isto é, a estrutura de reprodução que dá origem à lâmina.

Curiosidade: Engana-se quem pensa que a velocidade de crescimento das unhas é a mesma para ambos os sexos, já que nos meninos costumam crescer mais depressa. A diferença também pode ser observada entre a mão direita e a esquerda, crescendo com maior rapidez na primeira, principalmente nos dedos anular, médio e indicador. O clima também pode influenciar: o crescimento é menor no inverno que no verão. Estes são apenas alguns dos muitos fatores que determinam com que frequência às unhas devem ser cortadas.

O primeiro corte de unhas é feito pela enfermeira ainda no hospital. Os pais precisam observar com atenção para aprender os procedimentos e repeti-los em casa. As unhas da mão crescem mais rápidas e devem ser cortadas uma vez por semana, enquanto as dos pés podem ser cortadas uma vez ao mês.

Para evitar machucar a criança, os pais devem escolher bem o instrumento a ser utilizado. Você pode usar um cortador de unha próprio para crianças ou uma tesourinha com ponta arredondada, sempre com muito cuidado. Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de começar e procure sempre manter a tranquilidade. É natural que o bebê comece a mexer os dedinhos quando você segurar a mão ou o pé. Por este motivo, o melhor horário para cortar as unhas é durante a soneca - em especial depois de um bom banho, quando estarão mais macias. Após segurar com firmeza a mão ou o pé, concentre-se em um dos dedos e segure-o firmemente também. Em seguida, afaste com cuidado a pele embaixo da unha e corte-a rente ao dedo. Não espere até que estejam grandes para cortá-las, pois o bebê pode se arranhar.

Mesmo com todo o cuidado do mundo, acidentes podem acontecer. Neste caso, a primeira providência é lavar a área com água e sabão. Ainda que o corte seja realizado de maneira correta, é possível que o dedo fique inflamado ou avermelhado. Se isso acontecer procure o pediatra.

Beijos e Até!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você