Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Gravidez de Gêmeos - Cuidado em dobro!

Gravidez de Gêmeos - Cuidado em dobro!
Comunidade Materna
abr. 13 - 4 min de leitura
000

Você está grávida e chegou o dia do primeiro ultrassom, aquela hora mágica de ver seu bebê pela primeira vez e então você descobre: São dois bebês!

Um misto de sensações invade o coração da mamãe, o amor em dobro já enche seu peito, mas as dúvidas também: Será que vou dar conta? Como será a partir de agora? Quais são os cuidados especiais que devo ter um uma gravidez de gêmeos?

Fique tranquila! Vamos conversar sobre o assunto e esclarecer ao máximo para você mamãe, o que é verdade e mito em relação à sua gestação e também falar sobre os cuidados necessários com uma gravidez de gêmeos. Quanto mais você souber, mais fácil será “processar” e lidar com sua gestação.

Mitos e verdades sobre a gravidez de gêmeos

A especialista em medicina materno-fetal da Johns Hopkins, Jeanne Sheffield nos ajuda a desvendar algumas das questões mais comuns:

  • Ter que comer o dobro: Mito! Sua nutrição não depende do número de bebês.

  • Tenho que tomar uma vitamina pré natal especial para gêmeos. Mito! As vitaminas normalmente são as mesmas.

  • Preciso ir ao médico mais vezes. Verdade! Terá consultas com mais frequência, especialmente se os bebês estiverem compartilhando uma placenta.

  • Preciso consultar um especialista em gestação de risco. Mito! Nem toda gestação de gêmeos é de alto risco.

  • Todas as gestações gêmelares são prematuras. Mito! Nem todas, embora seja muito comum e aconteça em mais da metade dos casos.

  • O repouso absoluto diminui o risco de parto prematuro. Mito! Na verdade só em casos recomendados pelos médicos o repouso absoluto deve ser feito, pois inclusive ele aumenta o risco de trombofilia na gravidez.

  • O parto de gêmeos é diferente. Mito! Parto é parto. O que difere é que dificilmente será parto normal, pela segurança dos bebês normalmente é realizada a cesárea.

7 Cuidados especiais na gestação de gêmeos

Certo, vamos falar sobre os cuidados especiais que são necessários na gestação gemelar, o primeiro deles, essencial em toda gestação é o acompanhamento pré-natal, seu médico vai acompanhar e orientar os passos durante o processo, isso vai te dar segurança também. Mas que outros cuidados especiais são necessários?

  1. Compareça a todas as consultas e exames pré natais (pode parecer óbvio, mas não custa relembrar a importância do acompanhamento!)

  2. Tome cuidado em dobro com anemia e diabete gestacional, invista na alimentação!

  3. Alimentação: Não precisa comer em dobro, mas precisa sim comer muito bem. Foque na dieta recomendada e na sua hidratação.

  4. Prepare-se para ter um maior desconforto com os enjoos, dores nas costas e sensibilidade emocional devido à maior alteração hormonal em seu corpo.

  5. Faça atividades físicas moderadas. Elas ajudam a diminuir o desconforto durante a gravidez, também proporcionam um certo relaxamento. São recomendados a Yoga, a caminhada e hidroginástica.

  6. Fique sempre atenta às possíveis complicações como pequenos sangramentos e pressão alta. Prevenir é sempre bom! E na dúvida, consulte seu médico.

  7. Descanse sempre que possível, até um pouco mais do que se estivesse esperando apenas um bebê. 

O diálogo é essencial tanto entre você e seu parceiro como também com seus familiares e com a equipe médica. Tire suas dúvidas, entendam seu momento e tudo o que precisam preparar a partir de agora. Mas acima de tudo, vivam este momento único, desfrutem ao máximo pois é um presente! Ou melhor, serão dois presentes!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você