Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Grávida pode comer peixe cru?

Grávida pode comer peixe cru?
Comunidade Materna
mai. 24 - 2 min de leitura
000

Peixe cru na gravidez, sim ou não?

Durante a gravidez, a imunidade natural da gestante fica reduzida o que deixa o organismo predisposto a infecções alimentares que podem ser transmitidas ao bebê. Para evitar e não correr o risco, o ideal é que alimentos como peixe cru, carpaccio, ostras, quibe cru e até mesmo aquele “delicioso” churrasco mal passado sejam evitados ou retirados do cardápio. Isto porque a alimentação na gestação é essencial para que o bebê se desenvolva com saúde.

O modo mais comum de contrair a doença é a partir do contato com fezes de gatos ou quando se come carnes cruas, ou pouco cozidas, e contaminadas pelo parasita. O toxoplasma pode ser encontrado ainda em leite não pasteurizado, ovos crus e vegetais que não foram devidamente limpos (e possam ter tido contato com fezes animais).

A listeriose é outra doença transmitida por alimentos contaminados. Nesse caso, pela bactéria listéria, que pode ser transmitida ao feto por meio da placenta e pode provocar diferentes complicações: parto prematuro, aborto, parto de feto morto, ou bebês com graves sequelas neurológicas.

A gravidez não é um período de proibições, mas é preciso tomar cuidado com esse tipo de comida e com o preparo de alguns alimentos. O peixe é uma fonte rica em ômega 3, mas deve estar bem cozido.

Calma!!!! Nove meses passam rapidinho, e o mais importante nesta etapa é a saúde do bebê e da mamãe.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você