Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Febre em bebês e crianças

Febre em bebês e crianças
Comunidade Materna
ago. 28 - 8 min de leitura
000

Quando a temperatura do corpo da criança muda um pouco já ficamos preocupados, afinal a hipertermia ou febre geralmente é um sinal de que algo errado está acontecendo como uma infecção, virose ou inflamação por exemplo.

Quais as causas da febre?

A febre pode ser causada por muitos tipos de infecções. Para descobrir o que está causando a febre na criança, o médico analisará outros sinais ou sintomas da doença, não a febre em si. Por mais alta que seja a febre, não ajuda o médico a decidir se a infecção é ligeira ou grave, ou se tem origem em alguma doença bacteriana ou viral.

A febre pode também ser causada por outras situações:

A prática de exercício, excesso de roupa vestida, um banho quente de chuveiro ou de imersão, ou o tempo quente poderão originar um ligeiro aumento da temperatura corporal.

Raramente, um golpe de calor ou a ingestão de determinados medicamentos ou drogas causam um aumento acentuado e, eventualmente, perigoso da temperatura corporal.

As vacinas podem causar febre.

Algumas doenças não infecciosas e outras doenças crônicas poderão causar febre persistente.

Muitas pessoas acreditam que a dentição causa febre. Em materiais já publicados indica-se que a dentição não causa febre ou pode estar apenas ligeiramente associada a uma febre muito ligeira. Certamente que a dentição não causa febre alta.

O que acontece quando a criança tem febre?

A febre pode deixar as crianças incomodadas, em alguns casos, os sintomas são ligeiros e a criança pode ficar um pouco rabugenta ou ter dores. Algumas crianças ficam menos ativas e mais sonolentas. Por vezes, a febre poderá estar associada a tremores (arrepios de frio ou calafrios), à medida que a temperatura corporal vai mudando. Esse tipo de tremores é uma forma de o corpo tentar regular a temperatura, não se trata de nenhuma convulsão, nem está associada a alterações no nível de consciência da criança.

Cerca de 5% das crianças entre os seis meses e os seis anos de vida poderão ter uma crise de tremores, denominada convulsão, associada à febre. Chamam-se convulsões febris. Embora, de modo geral, estas não sejam perigosas, a criança deverá ser consultada por um médico após uma convulsão febril. Geralmente, as convulsões febris não causam lesão cerebral.

A frequência com que a febre reaparece e a sua duração depende principalmente do tipo de infecção que a causa. A maior parte das febres com vírus duram cerca de dois a três dias, embora por vezes possam demorar até duas semanas a passar. Quando a febre é causada por uma infecção bacteriana, poderá continuar até a criança ser tratada com antibiótico.

Como cuidar da criança com febre?

Roupas leves

Mantenha a criança vestida com roupas leves, pois a maior parte do calor do corpo perde-se através da pele, por isso, vestir roupas demais ou agasalhar excessivamente a criança poderá aumentar a febre e deixá-la mais incomodada. Se a criança tiver arrepios ou tremores, dê-lhe um cobertor leve. Mantenha a temperatura ambiente a um nível que seja acolhedora para si, quando tiver roupas leves.

Mais líquidos

A febre originará uma perda ligeira de líquidos do organismo, por isso, incentive a criança a beber mais líquidos. A água ou bebidas frias poderão ajudar, embora na realidade não é importante que as bebidas sejam quentes ou frias.

Aplicação de esponja úmida

Geralmente, a aplicação de uma esponja úmida é desnecessária para ajudar a baixar a temperatura corporal, podendo contribuir para incomodar ainda mais a criança. Este tipo de aplicação poderá somente arrefecer o exterior do corpo da criança e causar-lhe arrepios, sem realmente afetar a temperatura no interior do corpo. Utilize este tipo de procedimento apenas nas situações seguintes:

  1. Se ajudar a criança a sentir-se mais confortada
  2. Em situações de emergência, como uma onda de calor ou febre superior a 42°C (108°F)

Medicamentos

Os medicamentos podem ajudar a baixar a febre em apenas 1°C a 2°C (2°F a 3°F), sendo até possível que a temperatura não chegue ao nível normal. Dado que a febre é cíclica e sobe e desce por si, nem sempre é fácil afirmar que a febre baixou devido a algum medicamento ou à natureza da situação febril. Se a criança estiver dormindo bem, não é necessário acordá-la para lhe dar os medicamentos.

Os dois tipos de medicamentos que são normalmente recomendados para controlar a febre são os seguintes:

  1. Acetaminofeno (Parecetamol) - (Tylenol, Tempra, Abenol, farmácia e outras marcas)
  2. Ibuprofeno (Advil, Motrin, Brufen, farmácia e outras marcas)

Ambos são apresentados sob a forma de comprimidos, cápsulas e líquido com diversas intensidades. O acetaminofeno (Parecetamol) também existe em supositórios.

O médico ou o farmacêutico poderá ajudar a decidir quanto à formulação e composição mais corretas para a criança. A dosagem correta para uma criança baseia-se no seu peso. Na embalagem do medicamento indica-se normalmente um cálculo da dose.

Tais medicamentos são tomados para ajudar a controlar a febre e para deixar a criança mais confortada, embora não tratem a causa da febre.

Se o bebê tiver menos de três meses, não lhe dê medicamentos para a febre, exceto se for indicado pelo médico.

O acetaminofeno (Parecetamol) e o ibuprofeno não reagem um com o outro, sendo ambos eficazes em baixar a temperatura. Em ocasiões diferentes, poderá parecer que um funciona melhor do que o outro, nenhum funciona ou que ambos funcionam.

Se a criança já tiver algum problema de saúde ou já estiver tomando outros medicamentos, confirme com o médico se o acetaminofeno (Parecetamol) e o ibuprofeno são seguros para o seu filho.

Não dar AS (Aspirina) à criança para tratamento da febre

Embora raro, o AS (ácido acetilsalicílico) tem sido associado a um problema grave chamado síndrome de Reye. Não dê AS à criança para controlar a febre, exceto se tiver sido especificamente indicado pelo médico. Será necessário verificar o rótulo de outros medicamentos ou perguntar ao farmacêutico a fim de se certificar que não contêm ASA.

Quando contatar o médico da criança?

Contate imediatamente o médico do seu filho ou dirija-se a uma clínica ou ao serviço de urgência se:

  1. O seu filho tiver menos de três meses
  2. Chegou recentemente de uma viagem do exterior
  3. A febre ultrapassar 40°C (104°F)
  4. A criança ficar com erupção cutânea com pequenos pontos roxos que não desaparecem quando se aplica alguma pressão com os dedos (branqueamento)
  5. A criança não conseguir manter nenhum líquido no estômago e aparentar estar desidratada
  6. A pele do seu filho estiver muito pálida ou cinzenta, fria ou com aspecto marmoreado
  7. A criança tiver dores constantes
  8. A criança estiver letárgica (muito fraca) ou com dificuldade em acordar
  9. A criança tiver rigidez no pescoço
  10. A criança tiver alguma convulsão associada com a febre
  11. A criança parecer estar muito doente, ou agir como tal
  12. A criança parecer estar constantemente confusa ou delirante
  13. A criança não usar um dos braços ou pernas ou recusar ficar de pé ou colocar algum peso sobre as pernas
  14. A criança tiver problemas respiratórios
  15. A criança chorar constantemente e não conseguir estabilizar

Ligue no período de 24 horas se:

  1. A criança tiver entre três a seis meses de idade
  2. A criança apresentar uma dor pontual, designadamente no ouvido ou na garganta, e que precise de ser analisada
  3. A criança tiver febre durante mais de três dias
  4. A febre desapareceu por mais de 24 horas para depois voltar novamente
  5. A criança tiver uma infecção bacteriana que está sendo tratada com antibiótico, embora a febre não desapareça dois ou três dias após o início do tratamento com antibiótico
  6. A criança chorar quando vai ao banheiro
  7. A urina da criança cheirar mal
  8. As pais tiverem outras preocupações ou questões

Nunca medique uma criança sem a orientação de um profissional!

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você