Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Experiências diferentes da primeira para a segunda gravidez

Experiências diferentes da primeira para a segunda gravidez
Vanessa Motta
fev. 11 - 5 min de leitura
000

Foi na 31ª semana da minha segunda gravidez que comecei a perceber aquela famosa frase “nenhuma gravidez é igual à outra” por mais que a gente pense que já ficamos grávida uma vez e que na segunda teremos toda a experiência do mundo, nos enganamos, até porque muitas coisas a gente esquece.

Diferenças: Primeira X Segunda Gravidez

Me lembro, que na primeira gravidez tudo era novidade, a barriga crescendo, montar o enxoval com todos os detalhes e exageros, registrar cada momento da gravidez, mil fotos, nesta fase ainda é possível dormir quase sempre que temos sono, nos preocupamos com a pele, cabelo e o melhor de tudo, somos mimadas a todo instante! A segunda gravidez, claro que tem todos os cuidados e preocupações principalmente na questão saúde do bebê, mas também é fato que o nosso tempo é diferente, parece que voa, temos mil coisas pra fazer e resolver, afinal depois do primeiro filho nos dividimos em mil para dar conta de tudo. Sabe aquelas mil fotos da primeira gravidez? Você só se lembra delas na segunda quando alguém fala quero ver o barrigão manda foto! E os mínimos detalhes do primeiro enxoval? Hum, percebo que estou mais em busca de praticidade e ser mimada então? Ha ha ha, até existe um certo mimo, mais bem menos é claro!

Os enjoos e azia estiveram presentes nas duas gestações até o quarto mês e sempre pela manhã com mais intensidade, depois ao longo do dia melhorava, mas não escapei em nenhuma das duas.

Sono! Eis aqui meu hobby e graças a Deus não tenho do que reclamar porque o maridão sempre me ajudou com isso, quando a Malu nasceu ele passou a primeira semana inteirinha acordado durante as madrugadas e só me acordava para as mamadas e até hoje se a Malu acorda a noite ela procura pelo pai, que beleza hein!! Na primeira gravidez tive muito sono dormia as 20:00hs e só acordava as 7:00hs para trabalhar com toda disposição, nesta gravidez descobri que estava grávida por causa dele, o “sono”, levantava a pulso da cama e as 14:00hs parece que o sofá me chamava, mas passou, no segundo trimestre tudo voltou ao normal.

As mudanças no corpo para mim aconteceram iguais nas duas gravidez, pelo menos até agora, só a barriga cresceu e graças à genética não engordei para os lados, engordei 11kg da Malu e 10kg da Valentina, posso dizer que a única mudança significativa de uma para outra é que na primeira a barriga começou a aparecer com 14 semanas e na segunda com 6 semanas já dava para ver.

Nunca acreditei em desejos, até porque na gravidez da Malu apesar de ter muita fome e de comer muita besteira, literalmente, não teve nada que eu tivesse muita vontade até que na gravidez da Valentina comecei a repensar sobre o assunto, foi quando tive uma vontade imensa de comer “coxinha” fui a duas padarias perto de casa e nada, isto foi num sábado à noite, no domingo pela manhã fomos tomar café em outra padaria e eis que quando meus olhos viram a coxinha não resisti, foi mais forte que eu e olha que na segunda gravidez não estou comendo porcarias, estou me alimentando direitinho até porque desta vez tem a Malu que precisa ter exemplo.

Uma mudança significativa para mim foram os cabelos e a pele, nossa!!! Na primeira gravidez a pele parecia de boneca e os cabelos muito brilho, muito sedoso e macio, já na segunda... afff, foi um Deus nos acuda, mesmo usando filtro solar, cuidando da cabeleira, nem o secador e nem a chapinha deram jeito, ficou muito seco, e os produtos usados foram os mesmos.

A sensação maravilhosa de sentirmos o bebê mexendo demorou mais na primeira gravidez, senti a Malu mexer com 23 para 24 semanas, a Valentina senti com 16 semanas e posso afirmar que a emoção é a mesma, não existe ter mais ou menos emoção na primeira ou na segunda vez que fiquei grávida, neste caso existe sim a questão da experiência, de já ter vivido esta fase, mas com uma diferença grande sabe qual é? De ter um pedacinho seu na barriga e outro no colo beijando e fazendo carinho, conversando com a irmã, perguntando: “ela tá mexendo? Onde mamãe? Deixa eu ver? Isso não tem preço! É sem dúvida um dos momentos mais emocionantes.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você