Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Entenda o método do quarto montessoriano

Entenda o método do quarto montessoriano
Vanessa Motta
jul. 15 - 4 min de leitura
000

Você já ouviu falar do quarto montessoriano? O método Montessori, nada mais é do que uma vertente de ensino criado ela educadora Maria Montessori, que tem como premissa a busca do conhecimento e do aprendizado.

Isso quer dizer que o método se baseia na ideia de que a criança é quem deve buscar o conhecimento através da interação com o ambiente, seja em casa ou na escola. Existem escolas, inclusive, que são totalmente guiadas por esse método.

Seguindo esse método, o quarto montessoriano é aquele feito pensando e respeitando as necessidades e habilidades das crianças, de acordo com cada idade. Isso é muito diferente da maioria dos quartos que vemos hoje em dia, que são totalmente estruturados para atender as necessidades dos adultos, o que vai contra os conceitos do método montessoriano pois priva a criança de inúmeras oportunidades de interação.

Mas afinal, como deve ser o quarto montessoriano?

O quarto montessoriano deve ser aquele no qual tudo é estruturado e pensado sob a ótica da criança. Pense bem: de que serve uma prateleira com livros ou brinquedos colocados em uma altura que a criança não alcança?

Sendo assim o quarto montessoriano é aquele que privilegia a livre circulação dos pequenos, permitindo que eles explorem esse ambiente que é deles, interagindo e aprendendo com os objetos que estão ao seu alcance. Desse modo, a liberdade da criança é a maior vantagem em um quarto montessoriano.

Veja algumas dicas para montar um lindo quarto montessoriano para os seus pequeninos:

  1. Esqueça o berço! Ao invés disso, coloque um tapete no chão com um colchão em cima. Isso dá autonomia para que a criança possa ir para a cama, ou sair dela, quando quiser.
  2. Caso ainda seja bebê, a dica é botar diversas almofadas ao redor do colchão para evitar que a criança caia.
  3. Já quando ficam maiorzinhos você pode investir em caminhas baixas, estilo japonês.
  4. Deixe de lado os enfeites e objetos decorativos! O ideal é fazer uma decoração mais minimalista para que a criança possa se concentrar e brincar com poucos objetos de cada vez. Uma boa dica é fazer rodizio com os brinquedos, deixando uma parte mais disponível e outra guardada em um baú, afinal, as crianças sempre têm seus brinquedos preferidos, não é?!
  5. Invista nos tapetes! Preferencialmente que eles sejam coloridos ou estampados, mas o essencial é que sejam confortáveis para que a criança se sinta à vontade para brincar sobre ele.
  6. Use os materiais certos! Se no quarto da criança tudo deve estar ao alcance dela, as coisas com as quais ela não deve mexer não devem estar lá, ok? Então se você quiser botar quadros, espelhos ou porta-retratos, opte sempre por aqueles feitos em acrílico, nunca de vidro!
  7. Os espelhos são muito importantes para que a criança adquira noção e reconheça a própria imagem como um ser independente da mãe.
  8. Atenção à segurança! Lembre-se que o quarto é voltado para a criança, portanto a criança deve poder interagir com tudo o que está lá! Sendo assim, evite coisas proibidas e que possam oferecer riscos como móveis com cantos vivos e portas que possam fechar nas mãos dos pequenos.
  9. Espaço livre sempre! Deixar espaço livre no quarto para que a criança engatinhe ou caminhe sem ter que desviar de obstáculos é ótimo para um quarto montessoriano.
  10. Móbiles para bebês! Não é porque os bebes são pequenos e não se locomovem que eles não podem começar a construir conhecimento e interagir. Então instale o móbile 30 cm acima do local que o bebê deita.

Pronto! Agora certamente você já sabe como montar um lindo quarto montessoriano para o seu filho e não tenha dúvida que ele ajuda muito no desenvolvimento infantil.

Beijos e até!
Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você