Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para o seu filho comer de forma saudável

Dicas para o seu filho comer de forma saudável
Comunidade Materna
jun. 24 - 3 min de leitura
000

Como orientar meu filho a comer de forma saudável? Como é feito o diagnóstico de obesidade infantil? Em crianças até dois anos de idade, a obesidade é diagnosticada pelos gráficos de crescimento com percentual maior que 95.

A partir dos dois anos de idade é utilizado o índice de massa corpórea calculada pelo peso dividido pela altura ao quadrado (IMC= peso/altura2), veja tabela:

Baixo peso: IMC menor que 19 (% abaixo de 5)

Peso ideal: IMC entre 20 e 25 (% entre 5 e 85)

Sobrepeso: IMC entre 25 e 30 (% entre 85 e 95)

Obesidade: IMC maior que 30 (% acima de 95)

 

Confira 10 dicas para o seu filho querer comer de forma saudável:

Não restrinja a comida. Restringir a comida aumenta o risco de sua criança desenvolver distúrbios alimentares no futuro como anorexia e bulimia. A restrição pode ter um efeito negativo no crescimento e desenvolvimento infantil. 

Crie um ambiente saudável em casa. Este é um dos principais passos para tornar a criança saudável. Tenha sempre disponível em casa opções de alimentos saudáveis e não esqueça que as escolhas dos pais são exemplos para os filhos. 

Mantenha alimentos saudáveis à disposição das crianças. As crianças vão escolher o que estiver nos lugares baixos e de fácil acesso, sendo assim deixe frutas sempre visíveis ao invés de bolachas e doces. Lembre-se que as crianças só comerão o que tivermos disponível em casa. 

Não rotule comidas “boas” ou “ruins”.
Ensine para as crianças que a proteína é importante para o bom crescimento, assim como o cálcio do leite e derivados são importantes para os ossos.

Elogie sempre as escolhas saudáveis.
Dê um grande sorriso e mostre que a escolha feita pela criança foi a mais saudável e inteligente. 

Nunca use comida como recompensa.
Recompense as crianças com brincadeiras, atividade física ou um passeio num parque. 

Não brigue quando as crianças optarem por escolhas menos saudáveis. 
Se a criança escolher uma opção menos saudável, ignore, não dê atenção, não critique. Se a criança optar sempre pelas opções mais gordurosas como frituras e doces, redirecione a sua escolha. Mostre em casa outras opções do mesmo alimento como batata assada ao invés de frita. Se a criança pedir por um doce, ofereça frutas com uma pequena calda de chocolate e não uma barra inteira de chocolate.

Sentem-se à mesa para jantar em família, todos juntos.
Se isso não é um hábito em casa, deveria ser. Pesquisas mostram que crianças que jantam a mesa com os seus pais tem hábitos mais saudáveis e menos propensão à obesidade. Esforce-se para jantar com as crianças à mesa ao menos 1 vez por semana, e gradativamente aumente para 3 a 4 vezes até que o hábito seja criado. 

Prepare pratos na cozinha junto com as crianças.
Faça receitas saudáveis e coloridas próprias para as crianças. Isso irá incentivá-las a comerem de forma mais saudável e de maneira mais divertida. 

Dê alguns direitos de escolha para as crianças.
Coloque no prato 3 a 4 tipos de legumes ou saladas e peça para eles darem uma nota para cada item. Os que eles menos gostarem podem ser oferecidos menos vezes na semana.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você