Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas de segurança na internet

Dicas de segurança na internet
Comunidade Materna
abr. 26 - 3 min de leitura
000

Criança e internet: atenção redobrada!

Hoje é quase impossível separar a internet da educação das crianças. Elas já crescem vendo os pais buscar informações para o programa do fim de semana, efetuar os pagamentos das contas, se distrair e, até mesmo, procurar dicas e auxílios para a difícil e gratificante tarefa que é contribuir para um bom desenvolvimento e educação dos filhos.

Pode até não ser o seu desejo, no entanto, cada vez mais cedo as crianças passam a ter interesse por aparelhos eletrônicos e, consequentemente, chega o momento de liberar o acesso à internet.

A internet é um local onde elas encontram vasta oportunidade educacional, buscam inúmeros assuntos, entram em contato com as diversidades do mundo, se divertem e relaxam. Mas, essa ferramenta pode trazer ameaças que às vezes pensamos que só acontecem com o próximo.

Do mesmo modo que pode causar insegurança, a tecnologia permite que as crianças tenham acesso com o total controle dos pais, garantindo a segurança de toda a família. Confira algumas dicas para colocar em prática e ficar tranquilo:

  1. Se para nós, adultos, a internet se torna facilmente um vício, imagina para as crianças? Os pais têm um papel fundamental na educação dos filhos em relação ao mundo idealizado do computador, por isso crianças menores de 10 anos não devem navegar sozinhas. O ideal é que você acompanhe e estipule os períodos para acessar.
  2. Se o seu filho for usar o tablet, crie um perfil e libere aplicativos e jogos indicados para a idade dele.
  3. Não instale apps de fontes desconhecidas. Busque sempre nas lojas oficiais como Google Play e App Store.
  4. Para as crianças maiores que gostam de ficar sozinhas no quarto, explique que você quer participar e mantenha o computador conectado à internet em um local de uso comum da casa, como por exemplo, a sala. Assim você consegue supervisionar com facilidade todos os acessos.
  5. Para que vídeos com conteúdo adulto sejam bloqueados no Youtube, basta ativar o Youtube Safety Mode, uma operação que pode ser feita facilmente. Basta ir na opção de “Configurações” e selecionar o nível de segurança desejado. Assim que isso for feito, a busca segura do YouTube será ativada automaticamente.
  6. Quando as crianças estiverem usando o computador, tablet ou celular evite deixar aberta a página de acesso a sua conta bancária. Converse também sobre o importante costume de não compartilhar informações pessoais online, como nome, endereço e fotos da família.
  7. Escolha uma senha ou um padrão de desenho e ative o bloqueio de tela automático. Isso dificulta o acesso a dados salvos nos aparelhos e garante que eles estejam sempre bloqueados quando não estiver sendo utilizado.

Agora que já conhece alguns cuidados que precisa tomar com o acesso das crianças a internet, oriente, incentive e participe desse período tão importante na vida dos pequenos. Afinal, boa ou ruim, dependendo da forma que é utilizada, a internet faz e fará parte do dia a dia dos nossos filhos e não é bacana barrar este conhecimento necessário.


Autora deste artigo: Fabiana Gonçalves
Jornalista por formação, leitora assídua por hobby, antenada por opção e mãe por amor.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você