Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dermatite da fralda

Dermatite da fralda
Comunidade Materna
ago. 19 - 3 min de leitura
000

O que é Dermatite da Fralda?

dermatite da fralda é uma irritação na pele do bebê provocada por substâncias químicas presentes nas fezes e na urina da criança, esta irritação acontece na região onde fica coberta pela fralda devido ao contato de fezes e urina que é bastante comum em bebês e crianças menores de dois anos, já que esta é a idade em que a criança mais usa fralda.

A princípio a mamãe irá notar uma vermelhidão (irritação) que são as conhecidas “assaduras”, podendo evoluir para vesículas e “bolinhas” na pele, está irritação causa uma sensação de queimação, coceira e ardor intenso na pele e na região em contato com a fralda, incomodando muito o bebê.

Apesar das assaduras constituir a maioria dos casos, a dermatite da fralda pode ter outras causas como uma reação alérgica ao material da fralda e até irritação por algum produto como resíduos do lenço umedecido.

Mudanças na alimentação do bebê como a introdução de alimentos sólidos, podem alterar a composição das fezes e aumentar a sua frequência o que acaba contribuindo para a dermatite da fralda.

O uso da fralda faz com que a temperatura e a umidade local aumentem a lesão da pele que fica mais predisposta a irritações causadas pelo contato prolongado da urina e das fezes, podendo assim aparecer infecções secundárias, a principal delas provocada pelo Cândida. Neste caso o ideal é procurar o pediatra para que seja feito o tratamento adequado.

Como evitar a dermatite da fralda no bebê?

1 - O ideal é que seja feito com frequência a troca de fraldas para evitar que o bebê fique molhado por muito tempo.

2 - Limpar toda a região genital do bebê com algodão umedecido com água, e evitar o uso dos lenços umedecidos, pois eles contêm produtos que podem favorecer a instalação da assadura no bebê.

3 - Após higienizar, seque bem toda a região genital com uma fralda de tecido ou um outro tecido macio, sem esfregar, especialmente nas pregas onde a umidade se concentra mais.

4 - Aplicar no local um creme ou pomada de assaduras para que forme uma barreira na região evitando o contato da pele com a urina e as fezes da criança.

5 - Fazer isto sempre que for trocar a fralda do bebê

6 - Deixe a criança por alguns minutos sem fralda e exposta ao sol, isto ajudará a evitar a dermatite.

Tratamento da Dermatite da Fralda

1 - Troque as fraldas do bebê com maior frequência do que o habitual.

2 - Faça a higienização no local com algodão e água morna, sem atritar muito a região.

3 - Não use lenço umedecido, neste caso onde está sendo feito o tratamento o lenço pode irritar ainda mais a região inflamada.

4 - Em alguns casos sob a orientação do pediatra é indicado o uso de corticoides, mas por poucos dias. Para os casos onde há infecção secundária, pode ser indicado o uso de antifúngicos ou de antibióticos.

Todos os cuidados acima servem tanto para prevenir como para aliviar a assadura e a dermatite da fralda. A melhor maneira de tratar ou evitar a dermatite da fralda é manter a pele do bebê o mais seca e limpa possível!! 

Beijos e Até!
Vanessa Motta

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você