Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como prevenir acidentes com crianças em escolas e nos parquinhos

Como prevenir acidentes com crianças em escolas e nos parquinhos
Comunidade Materna
mai. 24 - 4 min de leitura
000

As crianças passam a maior parte do tempo na escola, por isso, é importante que esse ambiente garanta a segurança delas. Ultimamente, quando você ouve falar sobre segurança nas escolas, o pensamento inicial refere-se à violência.

No entanto, existem também outros perigos no ambiente escolar, como os acidentes no parquinho, durante as práticas esportivas e no transporte escolar.

Como prevenir acidentes com crianças nas escolas e parquinhos.

✔ Conheça os parquinhos onde as crianças brincam e procure saber se os equipamentos são apropriados para a idade das crianças, verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas. Comunique qualquer problema à escola.

✔ A maioria das lesões envolvendo playgrounds é causada por quedas. O risco de lesão é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo acima de 1,5 m.

✔ O parquinho deve ser instalado em piso que absorva impacto, como um gramado, um piso emborrachado ou areia fina. Jamais deve ser instalado em piso de concreto ou pedra;

✔ Tire o capuz e o cachecol de todas as crianças para evitar perigos de estrangulamento no parquinho;

✔ Se seu filho participa de programas esportivos, converse com o coordenador ou técnico para assegurar-se de que os seguintes itens estão presentes na escola: condicionamento físico e psicológico apropriados, equipamento de segurança, ambiente seguro para a atividade, supervisão adequada de adultos, regras de segurança e um plano de emergência médica;

✔ Certifique-se de que as crianças, quando praticam esportes, estão agrupadas de acordo com seus níveis de habilidades, peso e maturidade física, especialmente para esportes de contato.

Ensine a criança


✔ Ensine à criança regras de comportamento no parquinho, como não empurrar, não dar encontrões e nem se amontoar. Mostre quais são os equipamentos apropriados para a faixa etária dela;

✔ Ensine às crianças a ficar fora da rua e evitar qualquer brincadeira grosseira. Ensine-as a esperar que o ônibus ou a perua escolar pare completamente para subir ou descer, a observar os carros e a estar sempre visível para o motorista;

✔ Lembre suas crianças de ficar sentadas e manter a cabeça e os braços dentro do ônibus enquanto este estiver em movimento;

✔ Explique à criança que, para descer do ônibus, ela deve esperar que ele pare completamente, sair pela porta da frente usando o corrimão para evitar quedas e depois aguardar a saída do ônibus para atravessar a rua ou atravessá-la, pelo menos, 3 metros à frente do ônibus.

Riscos no parquinho

Lesões adquiridas em playgrounds são as mais comuns no ambiente escolar. A maioria delas é resultado de quedas e são essas as mais severas (lesões e fraturas na cabeça). O risco de se machucar é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo acima de 1,5 m.

Pode ocorrer também estrangulamento quando as roupas enroscam ou prendem a criança no brinquedo. Crianças menores que brincam em equipamentos destinados a crianças mais velhas também estão em constante risco. As crianças devem estar sob constante supervisão de adultos durante a brincadeira no playground.

Para mais informações, consulte a ABNT sobre a norma referente aos playgrounds.

Riscos relativos aos ônibus escolares

Os ônibus escolares são uma das formas mais seguras de transporte para a escola. A maioria dos acidentes relacionados ao transporte escolar acontece com pedestres.

Algumas lesões ocorrem quando as crianças estão entrando ou saindo do ônibus escolar. Os motoristas conseguem enxergar por volta de 3 metros ao redor do ônibus, e enquanto as crianças – especialmente as mais novas – acreditam que, se elas podem ver o ônibus, o motorista também pode vê-las.

Para mais informações sobre a legislação de transporte escolar, consulte o Código de Trânsito Brasileiro


1. O que torna alguns parquinhos mais seguros que outros?
Os parquinhos mais seguros são aqueles que atendem à certificação da Norma ABNT. O playground não deve apresentar parafusos e pregos aparentes ou enferrujados, madeiras lascadas ou podres, pisos de asfalto, concreto ou com pedregulhos. Os materiais utilizados, assim como a tinta, devem ser atóxicos.

2. Os parquinhos devem passar por manutenção frequente?
Sim! Mesmo em playgrounds bem cuidados, assegure-se de que as crianças estejam sob supervisão o tempo todo e de que elas brinquem em equipamentos adequados à sua idade.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você