Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como trocar a fralda do bebê?

Como trocar a fralda do bebê?
Comunidade Materna
jun. 21 - 5 min de leitura
000

É natural principalmente quando é o primeiro filho os pais sentirem uma certa insegurança ao trocar a fralda do bebê, um ser tão pequenininho e delicado que muitos pais sentem medo de trocar e machucar. Calma! Bebês gostam de movimentos sutis e trocar fraldas não tem segredos e logo na primeira troca o papai e mamãe irão perceber isto.

Como trocar a fralda do bebê?

Primeiro deixe ao seu alcance todo o material que vai precisar para trocar a fralda do bebê, mesmo que seja por um segundo seu bebê “NUNCA” deve ficar sozinho sobre o trocador.  

Para a troca de fraldas será necessário:   

  • Fralda descartável 
  • Água morna (deixe sempre numa garrafa térmica) e chumaços de algodão previamente cortados para limpar
  • Uma fralda de pano limpa e seca ou uma toalhinha para secar o bumbum do bebê
  • Pomada contra assaduras 
  • Pomadas para tratamento de assaduras se o bebê estiver assadinho.

Bem vamos lá, passo a passo:  

  1. Coloque a água morna (que está dentro da garrafa térmica) no recipiente (pode ser uma vasilha de plástico, etc.) umedeça alguns chumaços de algodão, coloque o bebê de frente para você e sobre o trocador (que pode estar sobre a cama, sobre a cômoda ou no local que melhor lhe convier - desde que seja seguro, firme, plano); 
  2. Desabotoe sua roupinha e abra sua fralda, com uma mão levante-o "de-li-ca-da-men-te" pelas perninhas, e com a outra mão livre retire a fralda suja ou feche-a sob o bumbum do bebê mantendo as perninhas do bebê para cima com uma mão (mas agora sem levantá-lo), pegue um chumaço de algodão, esprema-o retirando o excesso de água e passe no bumbum do neném limpando todo resíduo de fezes e urina, jogue o algodão sujo fora, pegue outro e continue limpando. Limpe todo o bumbum, as virilhas, as dobrinhas ... etc.;   
  3. Seque bem a área com uma fraldinha de algodão bem macia, limpa e seca (atenção especial para as dobrinhas e virilhas) e espalhe uniformemente a pomada contra assaduras no bumbum, virilhas, etc.;   
  4. Agora, coloque a fralda nova aberta sob o bumbum do neném, centralize-a, ajeite-a e feche-a, cuidado para não apertar a barriga do bebê.  Depois abotoe a roupinha e pronto!   Bebê limpo e feliz!!

Às vezes pode acontecer do bebê fazer xixi em plena troca de fraldas. Aí é aquele aguaceiro... Mas tudo bem, deixa ele fazer o xixi dele à vontade e não reclame!! O pipi dele é sagrado! O cocô também. Respeite!! Não tenha reações de susto, raiva, indignação e se tiver que reagir, ria e ache graça !! Uma reação negativa pode assustar, inibir e até traumatizar o neném.

Se o bebê for um menino, atenção com o pênis: não empurre a pele da ponta do dele para limpar.  Ao contrário do que muita gente pensa, empurrar a pele durante os primeiros meses de vida do bebê é exatamente o que pode gerar a necessidade de uma cirurgia de fimose.

Por que empurrar a pele é ruim?  
Porque existe um processo de cicatrização lento e natural que acontece debaixo da pele.  Se empurramos a pele constantemente para limpar melhor, esta cicatrização é prejudicada.   Cria-se uma crostinha (tipo umas casquinhas) e aí sim pode inflamar e obstruir a região dificultando a passagem da urina. Converse com o pediatra.

O que deve ser feito como profilaxia a cada troca de fraldas, durante mais ou menos os 3 primeiros meses de vida do bebê, é o seguinte:  depois de passar o algodão molhado e secar, massageie a ponta do pênis com um pouquinho de Pomada de Calêndula. Só!   A Calêndula é cicatrizante e vai ajudar no processo de cicatrização, lubrificando ao mesmo tempo.

A higiene se completa com o banho diário normal, sem necessidade de limpezas mais elaboradas.

Uma dica para as mamães de meninos para não molhar a roupa na região da barriga do bebê é procurar sempre direcionar o jato dos meninos, colocando o pênis para baixo na hora de fechar a fralda. Já as meninas têm um jato de xixi mais centralizado então não correm este risco.

Ao higienizar uma menininha, preste bastante atenção à região da virilha e da vulva, pois nessas regiões em geral os resíduos de fezes e urina se acumulam. Abra delicadamente os grandes lábios da vulva e sempre no sentido da frente para trás, retire todos os resíduos de fezes ou gordura que estejam depositados nessa região.

Mesmo que não haja fezes, essa limpeza deve ser feita em cada troca de fralda.  Não economize algodão, pois o creme para prevenção de assaduras só vai ser eficaz se for colocado sobre a pele limpa.

Seque bem toda a região da vulva e do bumbum e coloque o creme preventivo de assaduras espalhando uniformemente. Lembre-se, não é a quantidade excessiva de creme que vai proteger a pele de seu bebê, e sim se for utilizado de maneira correta.

Coloque a fralda limpa, ajuste de forma que não fique nem muito apertada, pois pode incomodar o bebê, nem muito frouxa, pois pode ocasionar vazamento de fezes ou urina.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você