Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como preparar as crianças para voltar à rotina escolar

Como preparar as crianças para voltar à rotina escolar
Comunidade Materna
jan. 21 - 4 min de leitura
000

Final das férias e o desafio do momento é preparar seu filho para retomar a rotina escolar!

Mesmo que a criança esteja bem animada com o retorno esse processo requer uma adaptação e também uma certa disciplina nesta fase. O fato é que nas férias tudo muda, a rotina fica diferente, os horários são menos rígidos e até uma certa bagunça pode se fazer presente.

Sendo assim, nada como preparar os pequenos, lentamente, para que eles não sintam tanto esse retorno às aulas. O mais importante é fazer o possível para que tudo vá retornando à rotina e que as crianças possam ir entrando no clima novamente.

Mas afinal, como preparar as crianças para voltar à rotina escolar?

Realmente, não é fácil! Isso porque nas férias a gente relaxa mais e a rotina vai para o espaço, é inevitável. Até mesmo quem consegue manter uma rotina mais regrada nas férias se depara com uma certa dificuldade visto que as aulas tomam um turno inteiro, que nas férias, a criança tem livre.

Então, o ideal é sempre apostar num pequeno processo de adaptação para que a criança e nós, pais e mães, não sofram tanto na volta às aulas.

Para começar, evite comentários negativos, do tipo: acabou a moleza ou agora você vai ter que acordar muito cedo. Procure sempre mostrar para a criança que este retorno é positivo, que ela vai rever os antigos amigos, conhecer novos, aprender novos conteúdos e etc...

Outra dica importante é envolver a criança na preparação deste retorno. Deixe que ela ajude a comprar os materiais, organizar a mochila, apontar lápis, identificar livros e conferir a lista de materiais.

Já no primeiro dia, procure chegar mais cedo, pois esta antecedência vai dar à criança a oportunidade de observar e se aproximar dos colegas e professores. Este simples detalhe pode dar a ela mais tranquilidade e segurança.

Dicas para preparar as crianças para a volta as aulas

  •        Vá explicando que as férias estão perto do fim

Converse com a criança e explique que o período de férias está terminando. Pergunte se seus filhos lembram da escola e se estão com saudade dos amigos.

É importante também ajudá-los a recordar de bons momentos vividos nesse ambiente escolar e também a criarem expectativas em relação a essa nova etapa que vai começar logo.

  •        Utilize artifícios visuais, como um calendário

Para os pequenos é algo completamente difícil ter noção de dias da semana, do tempo que falta para a volta as aulas e demais noções desse tipo.

Por isso, nada como utilizar recursos visuais, como um calendário, para ajudá-la a entender melhor o tempo. Vocês podem fazer uma contagem regressiva, colar adesivos nos dias que passam e acompanhar o passar dos dias juntos.

  •        Vá ajustando a rotina aos poucos

Nada de acordar mais cedo uma semana antes do início das aulas e mudar completamente a rotina que as crianças vinham tendo nas férias. Isso vai causar muito impacto.

A dica então é ir ajustando e mudando a rotina aos poucos, acordando a criança cada dia mais próximo do horário que terá que acordar durante as aulas, regular as sonecas, os horários de alimentação e etc. Faça isso aos poucos, mas 3 ou 4 dias de mudanças suaves já deve ser o suficiente para que se adaptem.

Por fim, curtam juntos o restinho das férias, aproveitando cada minuto junto. Façam aquele programa que não foi feito, vão ao cinema, à pracinha, visitar algum amiguinho ou qualquer atividade prazerosa.

Assim, quando voltarem à rotina escolar terão a sensação de terem aproveitado bastante as férias e você não vai se sentir culpada. O mais importante de tudo é relaxar e tentar fazer tudo de forma suave e natural.

Boa sorte, boa adaptação e principalmente boa volta as aulas!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você