Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como incentivar o seu filho a escovar os dentes?

Como incentivar o seu filho a escovar os dentes?
Comunidade Materna
set. 5 - 4 min de leitura
000

Aprenda a deixar o seu pequeno sempre com um sorriso lindo e, a fazer a hora de escovar os dentes uma verdadeira diversão!

Ter um sorriso lindo abre portas. Essa não é uma frase clichê, mas, sim, uma grande verdade que vamos ouvir a vida inteira. E sabemos que os cuidados com a saúde da boca, que vão garantir um belo sorriso, começam ainda na infância. E surge daí a importância de sempre cuidar muito bem dos dentinhos do seu filho. O que pode não ser uma tarefa muito fácil.... Afinal, é bem provável que o seu pequeno chore e negue de todas as maneiras a tarefa de escovar os dentes após as refeições. Como, então, você pode tornar essa missão um pouco mais fácil?

Comece explicando...

Crianças são muito curiosas e estão sempre prontas para aprender algo ou entender os “por quês” de tudo. Então, nada melhor do que começar explicando para o seu filho porque é tão importante que ele escove sempre os dentinhos. Para isso você pode recorrer a alguns brinquedos, joguinhos que tornam tudo mais fácil. Mostre a ele que depois do papá a boca costuma precisar de uma “limpeza” que é feita com a escovinha e o “sabão especial para a boca” (pasta de dentes). Depois de explicar mostre como é a maneira certa de escovar os dentes, deixe que ele faça essa tarefa sozinho, com a sua supervisão. Quando os pais confiam nas crianças para que elas sejam “independentes” em algumas atividades, elas ficam mais confiantes e com mais vontade de fazê-la. Ao final, peça para ele sorrir e ver a diferença dos dentes limpinhos.

Mostre as consequências de não escovar os dentes

Não precisa ser muito agressiva, mas você pode mostrar, principalmente para as crianças que se negam de todas as maneiras, as consequências de não se escovar bem os dentinhos. E como nessa idade tudo fica mais fácil de se entender através de historinhas, busque por livros, ou crie sua própria fábula, e mostra para ele que o bichinho da cárie pode fazer mal para a boca e até fazer os dentinhos caírem e apodrecerem! Vale também cantar musiquinhas e mostrar até mesmo algumas animações que estão na Internet sobre o tema. Conte também que a sujeira acumulada pode, até mesmo, fazer mal para a gengiva e deixar o sorriso feio...Mas sempre fazendo isso de uma forma lúdica, com bonequinhos e, claro, sem assustar demais seu filho.

Leve o seu filho ao consultório do dentista

Quanto mais cedo fazemos visitas ao dentista, melhor. E quanto mais o seu filho se acostumar com aquele ambiente de maneira agradável, melhor ainda. Mesmo que ele não apresente nenhum probleminha na dentição, vale levar a criança ao consultório do odontopediatra e mostrar que aquele é um ambiente agradável e que o “homem de branco” é na verdade o super-herói da boca! Aproveite essa oportunidade para também pedir ao dentista ensinar o seu filho como ele pode fazer essa higienização da maneira certa, passando por cada dentinho devagarzinho. Ele será o grande professor do seu pequeno!

Dê o bom exemplo!

O que adianta pedir para o seu filho comer brócolis, se só tem batata frita no prato do papai e da mamãe? Assim também é com a escovação dos dentes. As crianças sempre se espelham muito no que os pais, o tempo todo, e tende a imitar suas manias e costumes. Por isso, é legal mostrar que tanto as crianças, quanto os adultos têm que escovar os dentes. Uma ótima opção é se juntar a criança e escovar os dentes junto com ela, para mostrar a importância daquele momento. Você pode até usar esse momento para brincar com ele e pedir para que seu filho escove seus dentes e ele os seus. Isso vai tornar a hora mais divertida e, quando a criança associa um momento a diversão, ela dificilmente vai chorar ou se negar a vivê-lo!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você