Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como esterilizar as mamadeiras, chupetas e acessórios do bebê

Como esterilizar as mamadeiras, chupetas e acessórios do bebê
Comunidade Materna
jul. 25 - 3 min de leitura
000

Você tem dúvidas quando o assunto higiene dos utensílios do bebê? Então vamos ver algumas dicas de como esterilizar os acessórios do bebê e qual esterilizador escolher para esta tarefa.

As mamadeiras e acessórios usados pelo bebê devem ser esterilizados antes de cada utilização, no mínimo durante os primeiros três meses de vida do bebê. Uma boa esterilização é fundamental para matar germes e bactérias que podem estar nesses objetos, evitando a diarreia, sapinho e outras doenças no bebê.

Esterilizador de micro-ondas

esterilizador de micro-ondas é ideal para a mãe que busca praticidade por ser fácil de utilizar e fazer uma esterilização eficaz. Basta à mãe acomodar as mamadeiras abertas de boca para baixo e espalhar os acessórios, utiliza-se uma média 200 ml de água que podem ser medidos na própria mamadeira para facilitar, tampar e levar ao micro-ondas. A esterilização é feita em média de quatro a seis minutos, devendo sempre respeitar o tempo e a potência do micro-ondas indicada pelo fabricante do produto.

Se optar pelo esterilizador de micro-ondas lembre-se que é necessário observar o tamanho do seu micro-ondas e do esterilizador a comprar, como também é importante observar se o tamanho da mamadeira fica adequado dentro do esterilizador para que a tampa vede bem.

Esterilizador elétrico à vapor

O esterilizador elétrico a vapor é um método muito eficaz e tem a vantagem de ser menos agressivo para os objetos a esterilizar. A esterilização é feita em média de 7 a 8 minutos e a maioria dos esterilizadores a vapor já vem com copo medidor para colocar a água na medida certa e pinça para retirada dos utensílios esterilizados, neste caso a mãe deve seguir rigorosamente a orientação do fabricante do produto.

Tanto na esterilização feita no micro-ondas quanto a esterilização elétrica deve-se tomar muito cuidado ao abrir a tampa para que o vapor não cause queimaduras no braço de quem estiver manuseando e os itens esterilizados devem ser retirados com uma pinça higiênica adequada.

A mãe também pode deixar os produtos dentro dos esterilizadores após o término da esterilização desta maneira manterá os utensílios esterilizados e retirar somente quando for usa-los.

Esterilização por fervura

Outro tipo de esterilização que também é bastante utilizado é a esterilização por fervura, mas neste caso deve se tomar cuidado e estar atenta, pois este tipo de esterilização pode danificar os utensílios a serem esterilizados quando feito da maneira errada. Deve-se lembrar de que cada produto tem um tempo de esterilização diferente neste caso, por exemplo, a chupeta deve ser fervida por no máximo três minutos para não danificar o produto, as mamadeiras por cinco minutos para isto a mãe deve estar atenta na orientação do fabricante . No caso de alguns utensílios ele deve ser submerso na agua somente quando a água estiver a ferver.

Alguns itens de bebês não podem ser esterilizados ou fervidos, portanto sempre que comprar um item novo ao seu bebê olhe no verso da embalagem as instruções de limpeza.

Se você tiver alguma dica deixe registrada para que as mamães que estão iniciando possam compartilhar da sua experiência.

 

Beijos e Até!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você