Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como escolher os padrinhos de batismo do meu filho?

Como escolher os padrinhos de batismo do meu filho?
Comunidade Materna
abr. 26 - 4 min de leitura
000

Não é uma tarefa nada fácil escolher os padrinhos de batismo de nossos filhos, não é mesmo?! Isso porque é importante pensar que, mais do que uma antiga tradição católica, essa é uma importante missão que você está dando para alguém, ou seja, uma grande responsabilidade.

Dessa forma, é preciso escolher alguém capaz de suportar e honrar essa responsabilidade. Justamente por isso que essa não é uma tarefa nada fácil e uma decisão que precisa de tempo para ser tomada.

Então, se você ainda não sabe como escolher os padrinhos e batismo do seu filho, continue lendo e veja algumas dicas sobre o assunto. Vamos lá?!

Mas afinal, como escolher os padrinhos de batismo do meu filho?

Na maioria das vezes, a decisão a respeito da escolha dos padrinhos é tomada pelo casal, em comum acordo. Sendo assim, cada um aponta os familiares, amigos e pessoas com mais afinidade.

Normalmente, dentre os escolhidos, estão aquelas pessoas com as quais os pais têm um bom relacionamento e aquelas que acredita que irão permanecer para sempre na vida da criança, podendo dar-lhe o carinho e cuidado necessário.

Outra coisa importante que deve ser considerada é que ser padrinho de uma criança não deve nunca ser considerado apenas um status. Isso porque ser padrinho é amar, cuidar, estar presente e serem como “segundos pais” para a acriança.

Assim sendo, independentemente de questões ligadas à religião, a escolha dos padrinhos é muito séria e deve ser vista com bastante seriedade, tanto pelos pais quanto pelos padrinhos.

Vamos ver algumas dicas para escolher os padrinhos de batismo do seu filho:

  • Faça uma lista

Liste todas as opções que você tem disponível e nomes que você gostaria que recebessem essa função. Nessa lista, adicione também algumas qualidades positivas e negativas às pessoas que estão na consideração.

Você também pode considerar traços da personalidade, realizações que você admira e demais atributos que achar que são importantes ou desejáveis.  Visualizar tudo isso ajuda bastante no processo!

  • Saiba o quanto você deseja que a pessoa se envolva

Você deve sempre escolher os padrinhos de acordo com o papel que você deseja que eles tenham na vida da criança. Então, se você deseja que o padrinho exerça uma orientação religiosa, seja um exemplo de vida ou mesmo o guardião da criança em caso de ausência dos pais, tudo isso deve ser levado em consideração na escolha.

  • Escolha pessoas com valores semelhantes aos seus

Escolher pessoas com noções e padrões éticos semelhantes aos seus é fundamental para que essa convivência seja agradável. Vale lembrar que isso dá à criança um tipo de influência positiva e constante, sempre alinhado com os valores que os pais já transmitem em casa.

  • Não deixe de considerar as pessoas da família

Muita gente nem pensa em considerar os familiares porque eles já têm alguma ligação com a criança, afinal, porque escolher um irmão se ele já vai ser tio? O que essas pessoas não consideram é que a escolha dos padrinhos não é apenas para dar um título à uma pessoa querida e sim para escolher alguém que vá estar presente e exercer uma influência positiva na vida da criança.

  • Evite convidar casais

Imagine que você convida um amigo ou amiga de infância e o companheiro dele para serem padrinhos do seu filho. No momento da escolha, nunca pensamos na possibilidade de o casal se separar mais ela existe.

Quando isso acontece, é comum que o amigo mais próximo mantenha o contato com a criança e que a outra parte do casal acaba se afastando, fazendo a criança perder um dos padrinhos.

Por fim, mas não menos importante, escolha sempre pessoas de confiança, que tenha um forte sentimento de responsabilidade e que você sinta que pode contar sempre. Seguindo essas dicas, certamente não vai ter erro na hora de escolher os padrinhos de batismo do seu filho.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você