Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cinco razões para praticar Yoga na gravidez

Cinco razões para praticar Yoga na gravidez
Comunidade Materna
mar. 29 - 4 min de leitura
000

A gravidez é um momento mágico em que as mudanças acontecem a todo tempo, e em um ritmo acelerado. A futura mamãe vê o seu corpo sofrer uma verdadeira revolução de hormônios e mudar muito ao longo de 9 meses. É normal ver os quilinhos a mais também chegarem e muitas se preocupam com isso. Afinal, não é recomendável fazer nenhum exercício físico de alto impacto durante a gestação, correto? Sim, mas isso não impede as mamães de se mexerem e, não só deixarem de ganhar muitos quilinhos a mais, como também verem diminuir o inchaço e outros desconfortos típicos dessa época. E um dos exercícios mais indicados para as grávidas é a Yoga. Quer saber por que? Olha só quantos benefícios:

Benefícios da Yoga na gravidez

Ajuda a manter o peso recomendável

Nada de dietas radicais ou exercícios que podem fazer mal para o seu bebê, durante a gravidez é importantíssimo que a mamãe não entre em nenhuma dieta que possa prejudicar o consumo recomendável de cada vitamina necessária ao seu filho. Por isso, recorrer aos exercícios físicos é uma boa alternativa, mas claro com cautela e sempre sabendo que ter alguns quilinhos a mais nesse período é normal (nada de neuroses!). Conforme a gravidez for avançando, seu abdômen tende a aumentar o peso, por isso procure posições da Yoga que sejam de pé ou apoiadas na parede para não perder o equilíbrio, o que é comum nessa fase.
 

Reduz o inchaço

O inchaço nas pernas e nos pés das grávidas costuma ser um grande problema e causa até mesmo de indisposição. Com os exercícios certos de Yoga é possível melhorar a circulação sanguínea, o que reduz significativamente todo esse inchaço na região. Os exercícios de respiração da Yoga, que ajudam o coração a bater mais rápido, surtem efeitos no bom funcionamento dos rins, a consequência é também uma retenção menor de líquidos e, a redução do inchaço.
 

Momento de paz com o seu bebê

Através dos exercícios e de toda sua filosofia de paz interior, a Yoga ajuda a gestante a ter uma conexão maior com o seu filho. Os exercícios de concentração ajudam a criar esses laços, que se mantém durante a vida inteira. E os benefícios para a mente não param por aí, a Yoga também ajuda a mulher a controlar os níveis de estresse e de ansiedade, que são tão comuns durante os nove meses de gestação.
 

Melhora as dores lombares

Com o peso maior da barriga, muitas mulheres também sentem dores incômodas nas costas, o que causa indisposição para as atividades diárias, como trabalhar ou mesmo arrumar o quartinho do futuro bebê. Mas a Yoga pode ajudar a melhorar essa situação, as posições da prática que exploram a postura e trabalham os músculos ajudam a reduzir as dores na coluna vertebral, e causam maior conforto para a mamãe.
 

Ajuda para a hora do parto

Essa dica é bem famosa entre as mamães que querem praticar a yoga. É que os exercícios trabalham os músculos que estão localizados entre as pernas da mulher, que são os mesmos responsáveis por controlar o ânus e a vagina no momento do parto normal. Ou seja, a Yoga, além de ajudar a mamãe a ficar mais calma e menos ansiosa para o dia da chegada do bebê, também ajuda a fortalecer e a facilitar o parto natural, além de também melhorar a recuperação no pós-parto, graças ao relaxamento.

Gostou dos benefícios que a Yoga pode trazer para a gestação? Vale lembrar que tanto a Yoga, como qualquer outro exercício físico praticado durante a gravidez deve, sempre, ter o aval do seu médico. Começar a praticar qualquer atividade por conta própria pode pôr em risco a sua saúde e do seu bebê.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você