Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Brincadeiras para estimular o desfralde

Brincadeiras para estimular o desfralde
Comunidade Materna
set. 9 - 6 min de leitura
000

 

O desfralde é um importantíssimo marco no desenvolvimento do bebê. Esse evento se trata do primeiro grande passo da independência, para a criança e para os pais.

Cuidar de uma criança é um constante desafio, e para muitos cuidadores, o desfralde é um dos maiores.

Saber o tempo certo e ajudar a criança no processo é fundamental.

Para que a adaptação seja mais rápida e tranquila, é necessário que ela siga o tempo da criança, seja feita sem pressão e com paciência.

Uma ótima dica é usar técnicas lúdicas, brincadeiras e livros para ajudar no desfralde. 

Quando começar o desfralde? 

Aproximadamente na idade de um ano e seis meses, a criança passa a ter maior controle do esfíncter e da bexiga. Dessa forma, de um ponto de vista fisiológico, o desfralde pode começar a partir dos dois anos.

É importante ter em mente, no entanto, que o fator fisiológico não é o único a ser levado em conta. Nesse e em todo momento durante o desenvolvimento infantil, devemos considerar o fator psicológico.

O processo de desfralde, se feito fora do tempo da criança ou sob pressão intensa dos pais, pode ser traumatizante.

Perceba alguns sinais que o seu filho dá de que já está pronto para iniciar o desfralde:

  • Já pede ou avisa que quer fazer xixi ou cocô
  • Reclama que a fralda está cheia ou pede para tirar a fralda
  • Já anda sozinho e tem equilíbrio
  • Pede para usar o vaso sanitário
  • Pede para usar alcinha ou cuequinha
  • A fralda fica seca por um tempo mais longo (três a quatro horas) 

Se preparando para o desfralde 

É sempre bom que os pais entendam que o desfralde não tem data marcada para acabar. É um processo lento e que exige muito treinamento para a criança.

Para garantir que tudo aconteça sem nenhum problema, lembre-se:

  • Troque as fraldas sujas imediatamente. Crianças acostumadas a esperar muito entre trocas não se importam em fazer xixi ou cocô nas roupas.
  • Ter paciência com os acidentes. Não dê broncas ou critique a criança se o xixi ou cocô “escapar”.
  • Não compare a criança com irmãos ou colegas. Dizer coisas do tipo “Na sua idade seu irmão já usava o penico” e “todo mundo na escolinha já deixou a fralda” pode afetar a confiança da criança, atrasando ainda mais o desfralde.
  • Evite as caras de nojo ou dizer que fezes são sujas. Isso pode fazer com que a criança tente segurar o cocô para não fazer nada “feio”.
  • Comece pelo desfralde diurno. Devido a rotina das escolinhas e ao fato da criança estar acordada, o processo é mais simples e rápido. 

É muito importante conversar com a criança durante todo o processo. Apresente o banheiro para seu filho explicando que a fralda é para crianças pequenas e que ele está crescendo. Ensine que pode demorar um tempo para aprender direitinho, mas que o banheiro é o lugar onde as pessoas mais crescidas vão para deixar o xixi e o cocô.

As técnicas lúdicas podem ajudar muito nesse aprendizado. 

Brincadeiras para ajudar no desfralde 

Crianças aprendem brincando e se espelhando nos adultos. No desfralde não é diferente. Além de deixar que o seu filho vá ao banheiro com você, para ver como você usa o vaso sanitário, usar brincadeiras e discurso lúdico pode tornar o processo de desfralde mais leve e fácil. 

Livrinhos 

Existem muitos livrinhos interativos sobre o assunto, que ajudam a criança a entender o que são os excrementos, porque precisamos ir ao banheiro e, principalmente, que essas coisas são parte normal da vida de todas as pessoas e que não há nada para se envergonhar. 

Cartaz de Adesivos 

Uma dica muito legal é fazer um cartaz para a criança, onde ela poderá colar um adesivo como prêmio toda vez que conseguir usar o penico.

Desenhe várias colunas para comportamentos que devem ser elogiados: Pediu para fazer xixi ou cocô, esperou sentado no penico com paciência, fez xixi no penico e fez cocô no penico, por exemplo.

Mas cuidado: Evite punir a criança por não conseguir realizar a tarefa. Prefira frases como “que pena, mas da próxima vez vai dar certo” ao oposto de “você fez na calça, agora não pode ganhar um adesivo. 

Fantoches e bichinhos de pelúcia 

Explicar qualquer coisa para uma criança se torna mais fácil se for feito através de um fantoche ou brinquedo que ela goste muito. No processo de desfralde não é diferente.

Levar para o banheiro um fantoche ou bichinho que possa incentivar a criança e comemorar quando ela consegue fazer xixi ou cocô ajuda tanto com o tempo de espera quanto com a motivação.

A técnica funciona melhor ainda se um personagem for criado e um brinquedo separado especialmente para isso. 

Escolham o penico juntos 

Existe uma grande variedade de penicos e de apoios para os pés no caso de crianças mais velhas que já conseguem usar o vaso sanitário.

Leve seu filho para escolher os acessórios necessários junto com você. Assim a criança tem mais uma motivação para ir ao banheiro.

O desfralde se torna muito mais simples e rápido se a criança o compreende como mais um jogo em seu dia a dia. 

Não está dando certo? 

Se a criança continua tendo muitos acidentes e não há sinais de progresso com o desfralde, vale a pena procurar um pediatra.

A criança pode ter alguma disfunção de bexiga, e o diagnóstico é importante tanto para que se inicie tratamento quanto para que a criança não se sinta fracassada no processo de desfralde.

Se a pressão para o desfralde é muito grande, a criança pode também desenvolver medo de fazer xixi ou cocô e segurar demais, aumentando riscos de infecções urinárias ou constipação.

Acima de tudo, lembre-se que cada criança tem seu tempo. Evite comparações e críticas para que a criança não se sinta pressionada. Elogie sempre que seu filho tente usar o penico e principalmente quando conseguir. E finalmente, use sempre técnicas lúdicas para explicar e incentivar.

Boa sorte com essa nova fase da vida do seu pequeno.

 

Vanessa Motta


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você