Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Até que idade é normal uma criança fazer xixi na cama?

Até que idade é normal uma criança fazer xixi na cama?
Comunidade Materna
jan. 7 - 3 min de leitura
000

Uma dúvida: até que idade é normal uma criança fazer xixi na cama? Aprendemos muitas coisas na vida. Inclusive a fazer xixi na hora certa! Parece simples, mas não é. Entenda o por quê.

Você já ouviu falar de um músculo que se chama “esfíncter”?


Este músculo tem a forma de um anel e fica na porta da bexiga, ele fica fechado o tempo todo e só se abre quando a bexiga está cheia, para que ela possa esvaziar.

Os bebês não tem controle sob este músculo que "abre" e "fecha", ou seja, quando a bexiga do bebê está cheia o esfíncter se abre e a fralda se enche de xixi, logo em seguida a esfíncter se fecha, a bexiga vai se enchendo novamente (como um reservatório, por isso é que não fica “pingando” xixi na fralda) e quando está cheia, todo o processo se repete.

A criança começa a ter um controle de forma consciente dos esfíncteres por volta dos dois anos de idade, ou seja, só a partir daí ela consegue entender que pode segurar ou soltar o xixi e o coco. Mas atenção! Este aprendizado é demorado e o tempo que leva varia bastante de criança para criança.

Primeiro a criança aprende a segurar e soltar o xixi durante o dia (primeiro passo). Saiba que para os pequenos soltar e segurar o xixi várias vezes ao dia no mesmo lugar não é uma tarefa fácil, portanto é absolutamente natural os “escapes”, sendo necessário muita calma e paciência por parte dos pais e cuidadores.

Para que os pequenos aprendam é muito importante  não repreender a criança e nem ter atitudes que gerem estresse, isso só irá atrapalhar e atrasar o aprendizado da criança, que pode se completar até os três anos de idade. Entre dois e três anos é que o controle do xixi durante o dia deve estar completo.

O controle da noite é naturalmente mais difícil porque as crianças estão dormindo e normalmente tem um sono profundo e muito, muito gostoso! Difícil de acordar! Então tenha calma e paciência redobrada desta hora.

É comum as crianças ficarem sem fralda durante o dia e usa-la à noite na hora de dormir, na medida em que a criança estiver acordando com a fralda sequinha no dia seguinte por dias consecutivos, então é hora de tirar. Isso deve acontecer entre três e quatro anos, no máximo até os cinco anos.

Crianças que fazem xixi na cama com mais de 5 anos devem ser examinadas pelo pediatra para ver se é só uma situação genética, isso mesmo, fazer xixi na cama pode ser genético, ou se há algum probleminha que precisa ser resolvido. Isso se chama enurese noturna primária.

Tenha muita calma e tranquilidade neste período para ajudar seu filho a ter noites mais secas!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você