Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Animais de estimação e as crianças

Animais de estimação e as crianças
Dani Nalini
dez. 18 - 5 min de leitura
020

 

É lindo ver o amor entre as crianças e os animais de estimação. Acho que não existe nada mais puro. É um amor que não pede nada em troca.

Não consigo imaginar minha casa sem um animalzinho! Eu nasci e já tinha cachorro, e passei a vida toda ao lado desses seres iluminados.

Lembro de muitos momentos com minhas cachorrinhas Babi e Keli. A Babi era a mais velha, chegou antes de mim, então quando eu brincava com ela, já era uma "senhorinha". A Keli chegou depois, era uma vira-lata magrelinha, chegou bem judiadinha e minha mãe a acolheu e cuidou com todo amor. Até as unhas dela minha mãe pintava, rs...

Me divertia com a senhorinha Babi, que parecia um motorzinho rosnando. Era bravinha, mas nunca mordeu. Eu brincava de escolinha com ela, dava advertência e tudo, pois ela não fazia as lições, rs...

A Babi nos deixou quando eu tinha em torno de 11 anos. Depois dela, chegou o furação Snoopy para fazer companhia pra Keli que estava bem triste com a perda da amiga. Ele virou a casa de pernas pro ar, até a cortina com trilho e tudo, ele arrancou. Destruia nossos chinelos, tirava colcha da cama pra fazer festa e estava sempre na janela nos esperando chegar da escola, minha mãe dizia que minutos antes da nossa chegada, ele ia para a janela, todos os dias!

Os animais deixam marcas e boas recordações em nossos corações, além de trazer alegria, diversão e cura.

Quando casei, fiquei um tempo sem ter um bichinho, pois passava o dia todo fora, trabalhando e estudando (não tinha sentido ter um pra deixá-lo sozinho).

Anos mais tarde, já com 2 filhos, mudamos de Estado, deixando a família e amigos. Mudança é sempre difícil, mesmo quando pra melhor. No começo a saudade dos familiares e amigos machuca. E nós pais temos que nos manter firmes, para que as crianças não sofram tanto. 

Pedro que tinha 5 anos na época, sofreu muito com a escola nova. Era bem diferente do que estava acostumado e foi bem difícil a adaptação dele, na verdade não se adaptou. Veja a história toda nesse outro post: https://comunidade.bebe123.com.br/blog/a-escola-que-meu-filho-nao-se-adaptou

Eu como mãe, fiquei bem perdida e não sabia o que fazer. Meu filho tinha mudado, estava triste. Foi quando pensei que um animalzinho pudesse fazer bem pra ele.

Decidimos que teríamos gato, pelo fato de ser mais fácil de cuidar. Encontramos uma pessoa que estava doando a cria de sua gata, e ganhamos 2 filhotes!

Sem dúvida nenhuma foi a alegria das crianças e nossa também. Não resolveu todo o problema do Pedro, mas amenizou muito. Ele ficou feliz com os novos amigos, e escolheu os nomes Thor (dos Vingadores) e Mia (dos Powers Rangers).

Nossos gatos já estão há 4 anos com a gente e são parte de nós. Os amamos e cuidamos com todo amor que eles merecem. Não consigo imaginar a casa sem eles.

Algumas vantagens de ter um bichinho em casa:

Responsabilidade - as crianças podem ser responsáveis por alimentá-los, escovar os pelos, levar passear...
Fortalecem o sistema imunológico - Isso por que ficam mais expostos às sujeiras e bactérias. Uma casa extremamente limpa existe menor exposição e as crianças não desenvolvem imunidade tão eficaz na hora de combater doenças a longo prazo.
Diversão - Os bichinhos estão sempre dispostos a brincar!
Ensinam coisas naturais da vida - como a dor da perda, acasalamentos.
Calma - Abraçar um animal alivia o estresse, traz paz.
Estimula a imaginação e criatividade - o amiguinho pode ser o personagem que a criança quiser durante a brincadeira.
Companheirismo - para crianças que não tem irmãos ou contato com outras crianças.
Amor e respeito pela natureza - as crianças aprendem sobre a importância da natureza em nossas vidas e o respeito por tudo e todos.
Encantamento - não resistimos a tanta fofura, eles vem para provar o quanto a natureza é perfeita!

No geral, segundo estudos realizados é comprovado que ter um animal de estimação pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento de uma criança, tanto nas habilidades sociais como na saúde em geral.

Se você está em dúvida sobre ter ou não ter um animalzinho de estimação, tenha e verá com seus próprios olhos tudo que falei acima!

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você