Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

9 semanas de gravidez

9 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jun. 17 - 4 min de leitura
000

7 semanas após a concepção

Bebê (Feto)

Com 9 semanas a fase embrionária se encerra. Na 9ª semana seu bebê é conhecido como feto e está com aproximadamente o tamanho de uma cereja. Já é possível detectar as primeiras ondas cerebrais. Suas aberturas nasais e a ponta do nariz já estão completamente formadas. Nessa semana o feto perde a calda que tinha e fica cada vez mais parecido com um bebê.

Órgãos genitais começam a se modificar diferenciando meninos e meninas.

Até a 8º semana os órgãos genitais parecem iguais, já que tem origem nas mesmas estruturas, mas com 9 semanas, meninos e meninas começam a se desenvolver de maneira diferente. Nas meninas, aparece uma bolinha entre as pernas que se transformará no clitóris. Nos meninos, essa bolinha se transforma no pênis.

A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada e os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdome, enquanto o corpo cresce. Os ossos e cartilagem continuam em desenvolvimento, os dedos das mãos já aparecem, mas ainda são curtos e unidos.

O coração do feto já está formado. Algumas glândulas já começam a funcionar (hipófise, adrenais). O fígado, a vesícula biliar e o baço estão trabalhando bastante para se desenvolverem.

Seu bebê nessa fase gosta bastante de dançar, se movimentar, mesmo em resposta a estímulos de fora do corpo da mamãe. Mas ainda é necessário ter um pouco de paciência, pois é no segundo trimestre que esses movimentos poderão ser sentidos e apreciados pela mamãe.

E a mamãe, como está nessa 9ª semana?

Suas mamas já aumentaram e está mais sensível, a cintura continua aumentando e você continua sentindo azia e agora uma sensação de estômago cheio após as refeições. Seu corpo está se adaptando aos hormônios da gravidez (estrógeno e progesterona) que aumentam seus níveis sanguíneos para dez vezes os níveis antes da gravidez.

Praticar exercícios aquáticos como natação ou hidroginástica nessa fase é super recomendado pelos médicos. Praticar exercícios ajuda a fortalecer e tonificar os músculos e também elevam a circulação de sangue entre você e seu bebê. Não exagere com a prática de exercícios, comece devagar, tipo uns 5 minutos por dia, até conseguir chegar ao máximo de 30 minutos.

Aproveite este momento para documentar tudo o que esta acontecendo e o que você está sentindo. Quando o bebê nascer você quase não se lembrará de como era estar grávida, estará durante nove meses realizando um milagre e com certeza vai sentir saudades, vale a pena lembrar cada momento.

E o papai?

Algumas mulheres tem uma alteração do desejo sexual no primeiro trimestre, isso é devido, em partes pelo mal estar matinal. Outras têm um aumento significativo da libido ficando quase insaciáveis. Nos dois casos isso é absolutamente normal.  A mamãe pode não estar no mesmo pique e vice-versa, é preciso entender que os hormônios causam certa instabilidade emocional. Em um momento ela está bem e eufórica, no outro está chorosa e deprimida. Se os dois estão bem humorados, aproveitem! Tentem entender juntos e conversem sobre os seus estados de espirito.

Então papai, tenha paciência e espere o tempo da mamãe. Se for o caso dela estar insaciável, aproveite para ser o mais carinhoso possível. O importante mesmo é entendimento entre vocês.


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você