Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

3 semanas de gravidez - A fecundação

3 semanas de gravidez - A fecundação
Comunidade Materna
mai. 31 - 4 min de leitura
000

 

1 semana após a concepção

 

Na 3ª semana de gravidez acontece a fecundação, quando o espermatozoide funde-se com o óvulo e forma o zigoto ou célula-ovo (primeira fase do embrião), que contém toda a informação genética que necessita para gerar uma nova vida.

São mais de 300 milhões de espermatozoides, apenas alguns conseguem chegar ao óvulo, muitos morrem no caminho, e outros se perdem pelo útero ou entram na trompa de Falópio onde não há nada. Os demais continuam percorrendo, mas apenas 1 consegue fertilizar o óvulo. Nesse momento a membrana que envolve o óvulo se fecha e a corrida de espermatozoides termina. Todo esse processo levou em torno de 24 horas.

O bebê recebe nesse momento 23 cromossomos do pai e 23 cromossomos da mãe. Dentro do núcleo do óvulo e do espermatozoide existe um pró núcleo, uma cápsula que contém os 23 cromossomos de cada um, onde o DNA está gravado.

Os dois pró núcleos se aproximam e os cromossomos de cada um se duplicam, agora são 46 cromossomos em cada. Os pró núcleos se dissolvem, e os cromossomos se unem, em seguida se separam e essa célula se divide e forma o embrião de 2 células.

Apenas 2 células, o sexo do futuro bebê, e características de sua aparência já estão determinados.

Essa partícula minúscula (zigoto) é empurrada pela trompa de Falópio em direção ao útero, e durante esse longo caminho ela continua a se dividir.

Ao chegar a 32 células (blastocisto) começa a transformação, se dividindo em tipos diferentes, um tipo vai formar o bebê e o outro tipo, vai formar a placenta.

 

 

A multiplicação das células continua, dentro de 6 dias uma célula se transformou em cerca de 200 células e o embrião sai da sua membrana protetora e se implanta nas paredes do útero materno.

Fecundação de Gêmeos

Caso dois óvulos sejam liberados pelos ovários e fecundados por dois espermatozoides distintos, gêmeos fraternos (não idênticos) serão gerados. Existe também a possibilidade de um único óvulo fecundado dividir-se em dois. Nesse caso, os gêmeos gerados serão idênticos.

Bebê – embrião

Nessa semana as células se transformam formando a base de um ser humano. Umas das primeiras a se formar, é o tubo neural que em pouco tempo se tornará o cérebro e a coluna.

E no final dessa semana, começa uma nova fase, o cérebro começa a se formar e a cauda desaparece.

A definição do sexo do Bebê

É no momento da fecundação que o sexo do bebê é definido. Através dos cromossomos XY encontrados nos gametas masculinos (espermatozoides) e XX no gameta feminino (óvulo).

As mulheres possuem cromossomos iguais (XX) e podem doar a seus filhos, somente o cromossomo X, e os homens podem doar o cromossomo X, dando origem a um bebê do sexo feminino, ou um cromossomo Y dando origem a um bebê do sexo masculino. Ou seja, é o papai que determina o sexo do bebê!

 Mamãe:

A gestação não é detectável nesse momento, então o jeito é respirar fundo e esperar.

Algumas mulheres sentem algo diferente nas primeiras semanas, mas é bem comum que os sintomas só venham aparecer depois. Também é comum que ocorra um pequeno sangramento durante a implantação do blastocisto no útero (quando o embrião se instala no revestimento uterino), então não precisa se preocupar.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você