Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

17 semanas de gravidez

17 semanas de gravidez
Comunidade Materna
jul. 20 - 3 min de leitura
000

15 semanas após a concepção

17 semanas, como está passando rápido! Seu bebê vai ganhar peso nessa semana, isso porque abaixo da pele do bebê estão se formando depósitos de gordura, um tecido mais adiposo que lhe ajudarão a manter a temperatura corporal quando nascer. A pele está menos transparente, porém, os vasos sanguíneos ainda são visíveis.

Ele cresce e se movimenta bastante. Os reflexos estão se aperfeiçoando e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar.

O bebê e a placenta possuem o mesmo tamanho agora, o que facilita a mamãe sentir seu bebê mexer.

Começa a aparecer seus primeiros dentinhos no osso maxilar e também nessa semana o cálcio é muito importante, necessário para melhor desenvolvimento do bebê, pois será usado para fortalecer dentes e ossos.

O cordão umbilical se torna mais forte nessa fase. Inclusive ele vira brinquedinho para seu bebê, que adora segurar, puxar, esticar e até apertar.

Seu coraçãozinho bombeia cerca de 24 litros de sangue por dia.  Seus pulmões começam a exalar líquido amniótico.

Seu bebê já consegue fazer movimentos faciais como bocejar, fazer caretas. Ele continua dormindo bastante, mas quando acorda ele quer se exercitar, inclusive, seus músculos faciais.

E a mamãe está como nessa fase?

Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical e você irá entrar numa fase de ganho de peso (a média até agora é de 2,5 a 5 quilos), mas lembre-se: nada de engordar por dois, ajuste sua alimentação e coma bastante frutas, cereais e líquidos. Evite gorduras, conservantes e refrigerantes. Nessa altura sua barriga já está bem visível e sua cintura desapareceu.

Nessa fase pode acontecer de sentir o bebê mexer pela primeira vez, é muito emocionante.  Se você é mamãe de primeira viagem, é mais comum sentir mexer lá pelas 22º semanas.

Não esqueça de se cuidar sempre, além da alimentação mais saudável, não esqueça de hidratar a pele diariamente, principalmente barriga e seios. Nessa fase é comum que tenha coceira na barriga e seios, devido ao aumento. Se você não cuidar, pode virar estrias.

Faça exercícios físicos adequados para essa fase da gestação e descanse sempre que for possível.

Tente entrar em sintonia com seu bebezinho, ele já sente sua carícia na barriga e gosta muito. Converse sempre com o pequenino, ele já consegue te escutar e fica feliz ao ouvir a voz da futura mamãe.

Fique de olho na sua pressão sanguínea, pois se ela se elevar, pode ocorrer sangramento do nariz e gengiva. Acompanhe sempre junto com o seu médico.

Papai, ansiedade a mil né?

Você ainda não consegue sentir os movimentos que deixam a mamãe emocionada, você coloca a mão na barriga da mamãe e o bebê para de mexer? Calma!! Não é nada contra você, é que os pequenos gostam de brincar desde cedo, seja persistente que logo estará participando da mesma emoção da mamãe.

Aproveitem para juntos acariciarem a barriga e o bebezinho sentir todo esse amor. Isso faz um bem inexplicável.

Uma ótima ideia é ouvir música, o bebê vai adorar.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você