Comunidade Materna
Comunidade Materna
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

1 semana de gravidez - Preparação para a gravidez

1 semana de gravidez - Preparação para a gravidez
Comunidade Materna
mai. 20 - 3 min de leitura
000

2 semanas antes da concepção
Preparação para a gravidez
 

Na primeira semana não existem sintomas ou sinais de gravidez, pois você ainda não está grávida. Você acabou de menstruar, sinal de que seu corpo está preparado para uma futura gravidez!

Parece um pouco confuso, mas a idade gestacional começa a ser contada antes da concepção, ou seja, antes mesmo de estar realmente grávida.

Para não ter erro, os médicos definiram uma forma mais prática de calcular o tempo de gestação, que começa a ser contada a partir do primeiro dia da última menstruação. Isso por que as futuras mamães geralmente não se lembram a data exata da concepção (o momento que o óvulo foi fecundado) e na maioria dos casos nem tem como saber mesmo.

A ovulação ocorre quando há o amadurecimento do óvulo dentro do ovário e o mesmo é liberado e encaminhado para as trompas de Falópio, onde ficará aguardando os espermatozoides, pronto para ser fecundado.

Esse processo acontece durante período fértil, que ocorre na metade do ciclo menstrual (14 dias após o início da menstruação).

De acordo com essa contagem, o bebê estará pronto para nascer em 40 semanas, podendo se estender até 42 semanas (de 280 a 294 dias).

Como saber se estou no período fértil? 

Existem algumas maneiras de saber quando é o período fértil. Uma delas já falamos anteriormente, que é o décimo quarto dia contando a partir do primeiro dia da menstruação. Sendo que o décimo quarto dia é o dia mais fértil, mas os dias que antecedem e que sucedem o dia mais fértil, também são férteis!

Veja um exemplo de tabelinha:

Outra maneira de saber se está no período fértil é quando há o aumento da secreção vaginal (o muco se torna mais fluido e transparente e facilita o encontro dos espermatozoides com o óvulo).

Bebê (Embrião)

Nessa fase ainda não houve a concepção, apenas a preparação do corpo para recebe-lo. As primeiras nove semanas a partir da concepção serão chamadas de período embrionário. O bebê será chamado de embrião e nesse período serão formados todos os órgãos e sistemas.

Na décima semana a partir da concepção começará o período fetal. Nessa fase o bebê será chamado de feto e os órgãos já desenvolvidos vão crescer e amadurecer.

Futura mamãe:

Mesmo enquanto estiver tentando conceber, comece a pensar como gestante: Coma bastante frutas, beba bastante água, pratique exercícios, deixe de fumar e tomar bebidas alcoólicas e tome ácido fólico. É hora de se preparar para a gestação!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você